Projeto Caranguejo Tabaiares: Redes de Integração

For
Trabalho de Graduação em Arquitetura e Urbanismo – UFPE
Description

O trabalho é a rede, a trama, a malha, a tela, a integração. Redes viárias de circulação locais e globais; a rede estrutural, a rede social de relações que integra, que articula, que transforma. O equipamento que se conecta a rede projetada, costurando-se sutilmente à malha urbana e desfazendo os limites entre o externo e o interno, entre o público e o privado, entre o edifício e o solo.
Pensar numa intervenção urbanística e arquitetônica que resolvam todos os problemas da comunidade é utopia, tendo em vista as diversas naturezas complexas de se intervir no universo informal. Porém, é com a tentativa de criar espaços mais adequados que atendam, as necessidades básicas do viver, e que esses funcionem como espaços de integração que se propõe a intervenção em seus três níveis: malha urbana e sistema de circulação, relocação de famílias e diretrizes para ordenamento do território e finalmente, o anteprojeto do centro comunitário como elemento que costura e integra as duas comunidades.
A crença de que através da integração e da conseqüente articulação da população, outras transformações possam ser sugeridas, executadas. Novos cenários possam ser propostos. E que, mesmo com todas as transformações, as cidades não se tornem monótonas, garantindo sua diversidade e heterogeneidade, características essenciais para uma vida de descobertas e aprendizagem.

Type
arquitetura urbanismo design